10/12/2011

Desenhos que são Arte

Desenho animado é um termo com uma sonoridade meio infantil, mas alguns desses desenhos extrapolam ginormicamente o campo infantil e partem para o campo psicológico, artístico, e até filosófico.
Mas desta vez (não acredito que vou dizer isso) sem cinema, porque senão a Dreamworks iria imperar.
Vamos então a um super inesperado top Five.

5 Os Pinguins de Madagascar
Acredito que esse seja o mais recente desse top, o mais legal dessa animação é a complexidade inesperada dos roteiros, e as piadas quase que pessoais, o lado bom de ser um desenho conhecido mesmo antes de existir, é que quando o alvo das piadas é um dos personagens nós o conhecemos e sabemos porque essa piada, sem falar que os lêmures são super divertidos, só de pensar no Capitão pedindo ao Kowalski  "relatório" já dá vontade de rir, assim como o Rico com o "kaboom" e o Mort (ou Morg no Brasil pra não ser associado a morte) com "os pés do rei" enfim é uma maravilha pós movie. Aliás aguardem por Madagascar 3, já sabia que eles iriam para Europa num circo a 1 ano e meio,e só agora vi o trailer, percebi que a animação está melhorada ainda mais, (expectativas uuuuu).
Saca só o trailer.

     

4 As meninas superpoderosas
O titulo desse desenho parece ligeiramente feminino mas isso é a ultima coisa que esse cartoon é, o que mais me impressiona é a inteligência das piadas e a desinibição em expor nele coisas como sangue, agressões temáticas educativas passadas com um tom nada convencional, outros desenhos nessa linha como "Os padrinhos mágicos", "O laboratório de Dexter", "Flapjack e o capitão Falange" têm o mesmo espirito e mostram que infantilidade nem sempre é ingenuidade e muito menos burrice.
     

um do flap jack :)


3 Bob esponja calça quadrada
Seu criador era um biologo marinho que tinha um gosto especial por esponjas do mar, e com suas formas eram meio desagradáveis, e o criador teve a ideia de fazer um pedaço quebrado de esponja do mar.
Mas saindo da historia e indo pro roteiro, o que se percebe é que bob leva uma vida de adulto com uma casa e emprego, mas o seu modo de lidar com a vida é de uma criança, mesmo lidando com um contexto social levemente desagradável, entre um patrão avarento, um vizinho ranzinza e um amigo que na minha opinião tem algum problema de comportamento, bob consegue ser feliz e resolver seus problemas de formas bem inesperada, com uma certa inocência e ingenuidade muito acima do normal. 



2 Coragem o cão covarde
Abandonado quando pequeno, coragem foi adotado por  Muriel que mora em "lugar nenhum" com seu marido Eustácio resmungão, mas  coisas estranhas acontecem em "lugar nenhum" e cabe a coragem salvar seus novos donos dessas assombrações.
A coisa mais legal de  Coragem é como são passa dos temas adultos e de certa forma pesados sem nenhuma inibição, são mostrados temas como exorcismo, canibalismo e muita coisa nojenta mas sempre fica engraçado com o coragem gritando e  esbugalhando aqueles olhos.
saca só que legal essas curiosidades copiadas do Wikipédia.

Pelo mapa dos Estados Unidos, o lugar onde fica localizado o Lugar Nenhum, é justamente o local onde situa a famosa Área 51 que é um local que oficialmente não existe nos mapas. Boatos dizem que se trata de lugar onde ocorrem experiências com extraterrestres. As aventuras do Coragem, o Cão Covarde tem como base esses fenômenos sobrenaturais, incluindo a presença de militares em alguns episódios, com missões ultrassecretas, como no episódio A Invisível Muriel e Uma Mosca Chamada Coragem. Uma outra curiosidade é que em um episódio, dizem que Lugar Nenhum fica em algum lugar do Kansa


Coragem, às vezes, perde seus dentes, mas sempre os tem de volta em uns 5 segundos


O desenho não é considerado muito infantil, pois tem várias vezes cenas de insinuação violenta (típica de um filme de terror). Um exemplo é o episódio "A Maldição da Toupeira Lobisomem" e "A Maldição do Faraó


A animação em 3D foi utilizada em alguns episódios como "A Maldição do Faraó


No episódio O Demônio do Colchão, ele faz referência á algum filme de terror como O exorcista

  

um episódio de exemplo, adoro esse


1 Avatar a lenda de Aang
Ultimamente resolvi baixar todos os episódios de Avatar pra reavivar minha antiga fixação por esse desenho e não deu outra, se me perguntar, faço um resumo de qualquer episódio na hora, é mesmo muito legal complexa e completa a história mostrada. E foi mesmo criado outro mundo, desde a geografia até o modo de vida.
O lixo que saiu... quer dizer, o Filme que saiu no cinema, não tem nem metade da arte, profundidade e vida que a série animada tem, os seres, o mundo espiritual, a linhagem de avatares, os elementos, tudo se completa de modo perfeito. Os personagens são muito bem construídos e tem toda uma história própria, desde a Azula, fadada à loucura, Iroh (que parece muito meu professor de física) e toda sociedade da Lótus branca, Toph e a dominação do metal, Tay Lee e Mai, tudo é muito bem produzido, meus episódios favoritos são "O pântano" no livro Terra e "a manipuladora de fantoches" no livro fogo porque eles tem uma vibe meio mistério e terror que é demais. Tem um site um grande acervo sobre Avatar é o Mundo Avatar, vale apena, não preciso nem dizer que estou morto de vontade de assistir legend of Korra né (uuuuu expectativas extremas).  

       






aqui um pouco de legend of Korra 

Dicas do dia:

cult: Anticristo (haja estomago, mas se tu tem vale apena)

diversão: Ratatouille (é difícil eu indicar um da Pixar então aproveita hein)





2 comentários:

tudo bem, diga o que quiser do post, mas antes de escrever eu quero que você saiba que sofro muito quando tenho minhas ideias criticadas, menosprezadas ou até mesmo ignoradas e sofro de depressão desde os seis meses de idade, e tento suicídio constantemente. principalmente quando leio um comentário negativo! mas escreva a sua opinião, falando mau ou ruim do meu post! que gastei suor e lagrimas para escrever! e lembre-se que eu talvez possa me suicidar, mas mesmo assim escreva sua opinião sincera!!! (é brincadeira, mas o final foi sério)