07/09/2012

SHYAMALAN E AVATAR

Dois anos depois de “O ultimo mestre do ar” e o filme ainda deixa fãs (como eu) revoltados.
 A maioria das criticas ao “last airbender” de Shyamalan são negativas, mas na maioria das vezes vinda de quem não conviveu com a série por um período da vida, então o que criticam é a narrativa, os atores, a arte, tudo com bons motivos, se já foi ruim na visão de quem nem conhece o seriado, imagine pra quem é fã...
Pois quem vos fala é um exemplo exímio de fanático por Avatar e vim nesse espaço discutir os reais motivos que levaram um material super rico a virar uma catástrofe nas telonas...

Claro que os dedos de acusação foram diretamente ao (tentando achar um adjetivo condizente...) “criativo” M. Night Shyamalan, que eu considero um diretor bom e que esta numa fase bem péssima...
Mas eu, como bom libriano que sou, resolvi dar uma pesquisada sobre o histórico dele, para dar uma olhada no outro lado da moeda... e conclui que, sim, ele é culpado pelo desastre mas não somente ele. Antes vejamos os pontos em que o filme peca (claro que os fãs já sabem, mas eu tenho que desabafar):

Mudanças no enredo:

Shyamalan (eu acho) nunca tinha lidado com um enredo pronto, já que só tinha dirigido histórias criadas por ele, então esse deve ser o motivo pra ele mudar tantas coisas, segundo ele, ele tentou centrar mais o filme em Aang (sacrificando as guerreiras Kioshy, o rei Bumi, jato, e até o Roku, é de deixar qualquer fã puto!)
Como se ser o Avatar não fosse o bastante, além dessa afronta mudou as raças das nações, colocando brancos na tribo da água (onde deveriam predominar pardos ou talvez negros) colocou pardos e mestiços na nação do fogo e nos templos do ar (onde deveriam estar brancos e amarelos) e colocou os amarelos no reino da terra (onde deveriam estar raças de todas as nações já que o reino da terra é um refugio do resto do mundo) ou seja, quem assiste não consegue assimilar nada.

Pra completar a catástrofe, teve o lance de acabar com a dominação de fogo (nem me lembre do tio Iroh... e as tranças da katara?), criando a regra de que é necessária a presença de chama para haver dominação (ou seja, não se pode produzir fogo). Isso é um erro grave, ele poderia ter dito que a criação do fogo se daria pela liberação de chii alimentado pelo oxigênio, assim como o ar pode ser criado pelo próprio dobrador (sendo dois elementos químicos/não palpáveis) e assim como na dominação de água e a terra é necessária a interação com o ambiente onde o elemento esta (sendo água e terra elementos físicos) isso mais uma vez criaria um equilíbrio instintivo aos elementos, será que é difícil pensar nisso pra criar a lógica do filme?
 E alem de tudo isso, ele estragou um final incrível, enfim, é uma desgraça...

A arte de Shyamalan:

Shyamalan tem uma visão artística consideravelmente boa, sua melhor capacidade é de criar ambientes hostis, misteriosos e assustadores (não é a toa que seus maiores sucessos são suspenses), e a arte de “Last airbender” é linda em vários pontos, mas completamente incompatível com a história (aquilo não tem nada a ver com Avatar) o que nos leva a pergunta: Avatar é uma serie muito leve bem humorada, porque escolher um diretor de suspense??? E essa pergunta nos leva ao real culpado (na minha opinião):


O estúdio! (quem escolheu Shyamalan para dirigir)

Eu acredito que sim Shyamalan é o grande problema do longa, mas a raiz do problema é quem escolheu ele  para dirigir o filme, o estúdio, ou seja lá quem for que faz isso...
O que provavelmente os levou a escolhê-lo, foi o fato de que a mistura de diretores de estilos aparentemente opostos aos gêneros, terem rendido ótimos resultados, como Tim Burton (que geralmente dirige filmes góticos, tristes e pesados em sua essência) que dirigiu o Alice de 2010 e ficou extraordinário, e Sam Raimi (que dirige terror desde o inicio da carreira, e pra mim é o melhor diretor de terror do mundo) que foi chamado para dirigir homem aranha a ficou espetacular. Sim a receita é ótima só que os “espertões” do estúdio não pararam pra pensar no que levou esses filmes a serem bilheterias bilionárias, Tim Burton é um dos melhores diretores de fantasia de todos os tempos, ninguém faz cenas de ação como Sam Raimi, mas ser bom em suspense acrescenta o que a Avatar?
 Claro que depois do resultado, o estúdio fala mal de Shyamalan, mas não reconhece que quem causou tudo isso foi ele!
(já repararam que esse nome é mó legal de falar? shyamalan, shyamalan, shyamalan...)

Mas se Shyamalan não reconheceu que a história era incompatível com seu tipo de arte, e não rejeitou o projeto desde o inicio, eis aí sua parcela de culpa.

Mas quando se observa o que ele fez, acho que tudo se tratava de respeito (ou a falta dele), Sam Raimi respeitou a historia do homem aranha, e colocou o seu toque sem sufocar a saga de Peter Parker (tornando sua obra a personificação mais perfeita de um quadrinho na grande tela); Tim Burton respeitou o livro de Lewis Carrol, e deu um seguimento de vida a Alice (quando se Lê o livro ou assiste ao primeiro filme de Walt Disney, logo se percebe que uma criança com uma veia critica tão forte sobre a sociedade e as regras dos adultos, vai crescer e virar uma adolescente desajustada, e foi isso que Tim criou) ; mas Shyamalan desrespeitou a serie a partir do momento em que resolveu tirar o “quer andar de trenó com pinguin?” dentre outros inúmeros traços que deixavam Avatar tão original (o humor, a filosofia, e a alma...).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

tudo bem, diga o que quiser do post, mas antes de escrever eu quero que você saiba que sofro muito quando tenho minhas ideias criticadas, menosprezadas ou até mesmo ignoradas e sofro de depressão desde os seis meses de idade, e tento suicídio constantemente. principalmente quando leio um comentário negativo! mas escreva a sua opinião, falando mau ou ruim do meu post! que gastei suor e lagrimas para escrever! e lembre-se que eu talvez possa me suicidar, mas mesmo assim escreva sua opinião sincera!!! (é brincadeira, mas o final foi sério)