20/02/2012

Cozinha francesa

Como diria Ratatouille, “embora vários países do mundo disputem esse titulo, nós franceses sabemos, a melhor comida do mundo é feita na frança, e a melhor comida da frança é feita em Paris e o melhor restaurante de paris, segundo alguns é o restaurante de August Gusteau...
Pois bem, não é novidade que filmes me inspiram e não é novidade que eu vou longe com eles, mas assistir “Julie e Julia” e “Ratatouille” seguidos me deixaram meio curioso sobre a tal da Culinária francesa, afinal, ela é mesmo tão sensacional?
                       
Eu agora resolvi ser cozinheiro, isso depois de músico, ator, diretor, desenhista, escritor, e uma penca de coisas que talvez nunca se realizem.
Tá, eu não vou ser cozinheiro, mas depois de ver o clima da cozinha do Gusteaus qualquer um gostaria de ser, apesar de o filme ser o que é, o que me atrai em Ratatouille não é o rato e sim a cozinha, que é muito bem representada e explicada...
O comandante da cozinha é claro é o Chef, e o segundo a comandar é o sub-Chef, ele é responsável pela cozinha quando o Chef não está...
O responsável pelos molhos é muito importante, o responsável pelas massas, os preparadores dos pratos, todos muito importantes. Por mim eu pagaria o dobro para sair das mesas com toda aquela pompa e musica ambiente só pra ver tudo sendo feito na cozinha com todas aquelas panelas de um tom bronze avermelhado e a pia muito mais funda do que o normal. 
                                   
Julia Child é outra mestra da cozinha francesa (detalhe: ela é americana), e enfrentando muito mais preconceito por ser mulher do que se fosse um rato. Ela se apaixonou pela culinária francesa, e diferente de mim, levou isso a algum lugar, hoje ela é um patrimônio nacional dos estates. Sua filosofia era: deu errado? Sujo? Manchou? Concerta! Não tem como concertar? Joga fora e começa tudo de novo, é só não desistir...
             
Realmente são lemas inspiradores, assim como o do Gusteau “qualquer um pode cozinhar!”
E isso não quer dizer qualquer um por aí, isso quer dizer que o dom de cozinhar pode estar em qualquer um. Esse post esta chegando ao fim e você deve estar se perguntando, afinal qual é o objetivo dele? E eu lhes digo, com esse post eu quero dividir com vocês minha admiração não só pela culinária francesa, mas por todo tipo de culinária, e inspirar vocês a não comer todo dia macarrão, arroz, feijão, ovo e bife acebolado, vá naquela ala meio empoeirada do mercado, compre aqueles pacotes com ingredientes de pratos que ninguém nunca faz e MÃOS A OBRA! 


Lembre-se, qualquer um pode cozinhar, é só não desistir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

tudo bem, diga o que quiser do post, mas antes de escrever eu quero que você saiba que sofro muito quando tenho minhas ideias criticadas, menosprezadas ou até mesmo ignoradas e sofro de depressão desde os seis meses de idade, e tento suicídio constantemente. principalmente quando leio um comentário negativo! mas escreva a sua opinião, falando mau ou ruim do meu post! que gastei suor e lagrimas para escrever! e lembre-se que eu talvez possa me suicidar, mas mesmo assim escreva sua opinião sincera!!! (é brincadeira, mas o final foi sério)