10/12/2011

Desenhos que são Arte

Desenho animado é um termo com uma sonoridade meio infantil, mas alguns desses desenhos extrapolam ginormicamente o campo infantil e partem para o campo psicológico, artístico, e até filosófico.
Mas desta vez (não acredito que vou dizer isso) sem cinema, porque senão a Dreamworks iria imperar.
Vamos então a um super inesperado top Five.

5 Os Pinguins de Madagascar
Acredito que esse seja o mais recente desse top, o mais legal dessa animação é a complexidade inesperada dos roteiros, e as piadas quase que pessoais, o lado bom de ser um desenho conhecido mesmo antes de existir, é que quando o alvo das piadas é um dos personagens nós o conhecemos e sabemos porque essa piada, sem falar que os lêmures são super divertidos, só de pensar no Capitão pedindo ao Kowalski  "relatório" já dá vontade de rir, assim como o Rico com o "kaboom" e o Mort (ou Morg no Brasil pra não ser associado a morte) com "os pés do rei" enfim é uma maravilha pós movie. Aliás aguardem por Madagascar 3, já sabia que eles iriam para Europa num circo a 1 ano e meio,e só agora vi o trailer, percebi que a animação está melhorada ainda mais, (expectativas uuuuu).
Saca só o trailer.

     

4 As meninas superpoderosas
O titulo desse desenho parece ligeiramente feminino mas isso é a ultima coisa que esse cartoon é, o que mais me impressiona é a inteligência das piadas e a desinibição em expor nele coisas como sangue, agressões temáticas educativas passadas com um tom nada convencional, outros desenhos nessa linha como "Os padrinhos mágicos", "O laboratório de Dexter", "Flapjack e o capitão Falange" têm o mesmo espirito e mostram que infantilidade nem sempre é ingenuidade e muito menos burrice.
     

um do flap jack :)


3 Bob esponja calça quadrada
Seu criador era um biologo marinho que tinha um gosto especial por esponjas do mar, e com suas formas eram meio desagradáveis, e o criador teve a ideia de fazer um pedaço quebrado de esponja do mar.
Mas saindo da historia e indo pro roteiro, o que se percebe é que bob leva uma vida de adulto com uma casa e emprego, mas o seu modo de lidar com a vida é de uma criança, mesmo lidando com um contexto social levemente desagradável, entre um patrão avarento, um vizinho ranzinza e um amigo que na minha opinião tem algum problema de comportamento, bob consegue ser feliz e resolver seus problemas de formas bem inesperada, com uma certa inocência e ingenuidade muito acima do normal. 



2 Coragem o cão covarde
Abandonado quando pequeno, coragem foi adotado por  Muriel que mora em "lugar nenhum" com seu marido Eustácio resmungão, mas  coisas estranhas acontecem em "lugar nenhum" e cabe a coragem salvar seus novos donos dessas assombrações.
A coisa mais legal de  Coragem é como são passa dos temas adultos e de certa forma pesados sem nenhuma inibição, são mostrados temas como exorcismo, canibalismo e muita coisa nojenta mas sempre fica engraçado com o coragem gritando e  esbugalhando aqueles olhos.
saca só que legal essas curiosidades copiadas do Wikipédia.

Pelo mapa dos Estados Unidos, o lugar onde fica localizado o Lugar Nenhum, é justamente o local onde situa a famosa Área 51 que é um local que oficialmente não existe nos mapas. Boatos dizem que se trata de lugar onde ocorrem experiências com extraterrestres. As aventuras do Coragem, o Cão Covarde tem como base esses fenômenos sobrenaturais, incluindo a presença de militares em alguns episódios, com missões ultrassecretas, como no episódio A Invisível Muriel e Uma Mosca Chamada Coragem. Uma outra curiosidade é que em um episódio, dizem que Lugar Nenhum fica em algum lugar do Kansa


Coragem, às vezes, perde seus dentes, mas sempre os tem de volta em uns 5 segundos


O desenho não é considerado muito infantil, pois tem várias vezes cenas de insinuação violenta (típica de um filme de terror). Um exemplo é o episódio "A Maldição da Toupeira Lobisomem" e "A Maldição do Faraó


A animação em 3D foi utilizada em alguns episódios como "A Maldição do Faraó


No episódio O Demônio do Colchão, ele faz referência á algum filme de terror como O exorcista

  

um episódio de exemplo, adoro esse


1 Avatar a lenda de Aang
Ultimamente resolvi baixar todos os episódios de Avatar pra reavivar minha antiga fixação por esse desenho e não deu outra, se me perguntar, faço um resumo de qualquer episódio na hora, é mesmo muito legal complexa e completa a história mostrada. E foi mesmo criado outro mundo, desde a geografia até o modo de vida.
O lixo que saiu... quer dizer, o Filme que saiu no cinema, não tem nem metade da arte, profundidade e vida que a série animada tem, os seres, o mundo espiritual, a linhagem de avatares, os elementos, tudo se completa de modo perfeito. Os personagens são muito bem construídos e tem toda uma história própria, desde a Azula, fadada à loucura, Iroh (que parece muito meu professor de física) e toda sociedade da Lótus branca, Toph e a dominação do metal, Tay Lee e Mai, tudo é muito bem produzido, meus episódios favoritos são "O pântano" no livro Terra e "a manipuladora de fantoches" no livro fogo porque eles tem uma vibe meio mistério e terror que é demais. Tem um site um grande acervo sobre Avatar é o Mundo Avatar, vale apena, não preciso nem dizer que estou morto de vontade de assistir legend of Korra né (uuuuu expectativas extremas).  

       






aqui um pouco de legend of Korra 

Dicas do dia:

cult: Anticristo (haja estomago, mas se tu tem vale apena)

diversão: Ratatouille (é difícil eu indicar um da Pixar então aproveita hein)





17/10/2011

Em defesa de "Norbit"

Tá, eu sei o que você esta pensando:
"Porra! pra que que esse idiota vai falar de um filme lá de 2007?"
Eu também me perguntei isso, e é claro pesquisei sobre o que a crítica brasileira tem a dizer sobre o filme.
Tamanha foi a hipocrisia dita e repetida. Ninguém se predispõe a comentar sequer a excelente produção sem explodir com tiros cegos em seguida. Muito se vê de críticas arrebatadoras pra filmes aclamados internacionalmente, mas logo se vê que sem um aplauso inicial a crítica brasileira se cala e se esconde.
Logo após o lançamento do dito choveram críticas ao filme devido a fatores como (pasmem) a obesidade da protagonista Rasputia Letmore, e... , na verdade foi só sobre isso que falaram.
"Porque sacumé né filha o filme é o tempo todo ridicularizando o corpo das pessoas acima do peso."
Eu como um adolescente comum , fico impressionado com a infantilidade, hipocrisia e "síndrome do politicamente correto" impregnada em todos aqueles que levantam o nariz à primeira piada.
Então se estiverem prontos CRIANÇAS o tio Jean vai te falar o que é "Norbit".

    

A moral do filme:
moral pra comédia não deve ser levada a sério (assim como indicarem uma comédia a Framboesa de ouro, gastando troféus e categorias, sem colocar lá os filmes que realmente mereciam) mas acho que agora é necessário, "Norbit" fala de superação, fala de como um individuo sem nehuma autoconfiança pode criar coragem e tomar a atitude de se virar contra um monstro.

        

A vilã:
"Norbit" precisava de um monstro! um monstro horrível! assustador! inteligente! e perigoso!
Com as atualizações do cinema é óbvio que o filme seria (assim como é) bastante moderno se tivesse um vilão mulher, mas ser mulher não bastava teria de ser aparentemente mais forte que Norbit, mas não poderia ser musculoso porque senão não seria mas tanto uma mulher, claro que um crítico sugeriria um dragão ou uma figura mitológica, mas os roteiristas pensaram em algo inédito, alguém REAL, pra variar sabe.

A gordura:
é ridículo começar a pensar que os roteiristas usariam um personagem tão grande e gordo sem colocá-lo em situações puramente hilárias como uma decida de toboágua, um pula-pula ou roncando como um urso , e fala-se muito que a obesidade foi ridicularizada no filme quando na verdade alguém teve a coragem de fazer uma piada e dar a cara a tapa como quem diz "estou fazendo uma piada de gordo, isso é proibido?", e provavelmente muitos gordos riram da Rasputia e não de si mesmo. O mais curioso é que o outro também muito bem escrito "VOVOZONA" que satiriza vez ou outra a gordura passou leve pela crítica.

          (essa piada tem alguma coisa haver com peso?)
A magreza:
Mais alto ri, quando vi pessoas dizerem que mostrar Kate como auge da beleza acentua o preconceito, quando na verdade qualquer cego vê que Kate é quase esquelética propositalmente pra Norbit não só tenha certeza de como seu relacionamento é completamente contrário entre as duas mulheres, sabemos que Kate não  é a gostosona que o filme promove, assim como sabemos que nunca existiria alguém como Raspútia, mas a ansiedade para criticar algo no orkut foi maior.

Rasputia é A minha vilã(o?) favorita pois ao invés de fazer os outros chorarem vendo ela sofrer (como em "Preciosa"), ela nos faz rir fazendo os outros sofrerem, mas não tenho muito do que reclamar, porque embora tentassem várias e várias vezes rebaixar o filme, o público não se deixou influenciar por falso moralismo, e por isso o filme foi adorado, e calou a boca dos críticos, com notas de 100 do faturamento milionário!

dicas do dia:


show de bola:

24/09/2011

As realmente engraçadas

Volteeeei geeente, não que vocês tenham sentido falta né, mas eu tô de volta pra falar do que é bom de verdade, mulheres que sabem ser engraçadas, então vou fazer uma coisa inédita, que tal um top 3.
Pois é não tem só Tatá Werneck , Dani Calabresa e Mônica Iozzi, de engraçadas não tá.

Vamos lá:

Wanda Sykes:


Basta uma palavra saindo de wanda Sykes e pronto, você cai na gargalhada, qualquer coisa, tipo: "seu pai morreu", "você tem uma doença terminal", "vou ser possuida por um demônio e devorar sua cabeça", enfim...
Seja lá o que for ela faz parecer uma piada. Filmes dela onde dá pra ver  isso são: "A sogra", "A volta do todo poderoso" e a gambá invocada Stella em "os sem floresta". Tudo bem que as dublagens brasileiras dão conta do recado mas ouvir a própria Wanda é impagável.

     

Whoopi Goldberg:
Pois é mais uma, você já deve estar rindo só de ler o nome dela, e se não for o caso você precisa de um forte antidepressivo. Porque é isso mesmo, tudo é engraçado nela o rosto, a voz, AS PIADAS, pois é essa é Whoopi Goldberg. O histórico dela é, assim como ela, inesquecível com longas extraordinários como: o clássico meloso "Ghost", o sensacional "mudança de hábito" e outro maravilhoso personagem em "Tá todo mundo louco". Atualmente (que quer dizer nos últimos 10 anos) Whoopi fez umas pontinhas como a avó da Tasha em "Todo mundo odeia o Chris".


Tina Tina Tina Tina Fey:
Tina roubou meu coração a pouco tempo em "uma noite fora de série".
Tudo começou em um filme extremamente bem escrito chamado "Garotas malvadas" onde interpreta uma professora de uma escola vítima de uma hierarquia absurdamente rígida.
Há uma coisa em Tina que a deixa perfeita em cena, talvez o carisma, atuação, BELEZA, ou sei lá, mas ela é pra mim estonteante.
O filme garotas malvadas que foi escrito pela própria Tina Fey tem uma originalidade muito rara na época e um senso de humor significante. A Claire sua personagem em "uma noite fora de série" conseque ser cativante e engraçada ao mesmo tempo, sem falar que é gostosa pra caramba, dessa lista ela é a que realmente eu pegava.

   

   

Pois bem por mais que estejam aqui por ser engraçadas, essas três maravilhosas atrizes interpretam personagens dramáticos incríveis, quem diría Whoopi Goldberg com seu Oscar em mãos.

Dicas do dia:
Cult:
500 dias com ela (é inacreditável como a mulher é um enigma)



Diversão:
Kick-ass (esse vale um post aqui, mas enquanto ele não chega, assista o filme e depois a gente vê, embora ele tenha usado uma coisa simples e infalível, foi original)