Como tenho em DVD não dei muita importância a exibição inédita de o enigma do príncipe ontem no SBT, mas passei pelo canal no final e não resisti, fiquei colado até o fim, e percebi a tamanha obra de arte que se tornou o filme (já percebi isso muitas vezes, mas agora resolvi criar um post dedicado ao filme)
Como todos sabem o enredo do filme não é nada simples (mas mesmo assim qualquer um consegue pegar o principal, poucos filmes conseguem fazer isso, exprimir uma historia tão complexa de forma bem palatável) e por isso vou dizer em alguns tópicos quais pontos (na minha opinião) transformaram o filme nessa obra. E o mais legal de todas as fotos aqui, é que não se vê um defeito a produção é mesmo impecável!
A historia
A historia de Harry Potter é bem incomum certo? Errado! Qualquer um vê que é a clássica historia de mocinho e vilão com uma roupagem criativa. Mas a questão é que a roupagem é tão boa, tão incrível, tão sensacional que não nos importamos com alguns clichês.
Além disso, a participação dos outros personagens na historia (aaahh Emma) e a logica aplicada a ciência que estuda todos os monstros mitológicos pelo mundo dá uma boa dispersão. Sendo assim a historia de uma academia formadora de bruxos se torna uma odisséia, graças a alguns fatores que dão uma consistência e realismo sem precedentes no cinema, como poooor exemplos:
Diretores de Hogwarts:
segundo meus conhecimentos (não sou tão nerd na historia mas) Hogwarts tem mais de mil anos, e acredito eu que no principio Hogwarts tenha sido dirigida pelos seu quatro fundadores que são as quatro casas. Mas não é que a JK (filhadaputamente detalhista) criou uma linhagem completa de diretores de Hogwarts (que pode ser vista no portal Harry Potter doWikipédia que também é puta detalhista) da qual pouca pode ser vista em ação, se não me engano desde antes do primeiro ano de Harry Dumbledore dirige a escola, até o ministério da magia (outra puta idéia genial) pegar no pé dele achando que o ensino pratico de magia nada mais era do que um treinamento de um exército pra tomar o ministério, que resolve supervisionar todas a ações relativas aos métodos de ensino em Hogwarts. Tudo isso através da então diretora (e uma das minhas personagens favoritas) Dolores Umbridge que reina com mãos de ferro. Após isso o posto de diretor muda sem parar, Dumbledore volta, mas depois de sua morte, Sneip (outro dos meus personagens favoritos) toma o comando por um curto tempo, e depois é expulso por Minerva (outra de minhas personagens favoritas) que toma o posto até o fim da historia (eu acho).
Direção de arte (o visual do mundo dos bruxos):
fanático por Burton que sou não posso deixar de dizer o quão apaixonante é o castelo (quem nunca sonhou dormindo ou acordado em dormir em um dos quartos, olhar pela janela e perceber que esta numa torre de frente a uma paisagem deslumbrante como a de Hogwarts) com um estilo que ao meu ver tem como influencia a arquitetura gótica da Inglaterra, que somada aos tons terrosos e exageros de sombra (mais pro fim da serie, quando o filme fica ainda mais incrível) remete uma melancolia que na verdade torna todo ambiente muito aconchegante (to sendo estranho demais?) outro ponto super detalhista é justamente como o castelo parece existir sem nunca ter vindo inteiro ao mundo real, o pátio de Hogwarts é uma das coisas mais incríveis sob a chuva (um dos lugares mais legais do castelo depois é claro do grande salão).
Personagens e Atores
Essa é a parte em que puxo o saco de meus atores e conseqüentemente personagens favoritos:
Minerva Mcgonagall:
o que conquistou em minerva foi com certeza o visual de bruxa clássica, que se manteve fresco com as renovações do figurino (outro ponto no qual o filme é super original e é claro detalhista) só conheço a atriz pela freira de “mudança de habito” onde posso dizer que ela também está sensacional, fico puto de lembrar como Mcgonagall é tratada tão mal sendo que sempre quis o bem de Potter (ao contrario de Dumbledore) ela revela sem querer o lado estrategista de Dumbledore desde o quarto filme, onde Harry é escolhido pra um torneio que é quase um suicídio, e ela diz:
Ora Dumbledore. Ponha um fim nisso, não deixe Potter competir! Ele é um menino não um pedaço de carne!
E Dumbledore tem a cara de pau de dizer que o ministério é que manda, mas a própria minerva diz, “desde quando você se curva ao ministério?”...
Dolores Umbridge:
embora detestável, eu gosto muito da subsecretaria sênior do ministro da magia, e claro isso se deve a atriz da qual só conheço outro trabalho (os escritores da liberdade) mas me impressionou com aqueles olhos claros e cruéis, sem falar que ela gritou pra caramba e isso sempre valoriza uma atriz pra mim.( a coisa aqui em Hogwarts está bem pior do que eu temia, Cornélio tem que agir imediatamente!)
Sibila trelawney:
a professora de adivinhação sibila sempre foi muito ignorada por sempre prever desgraças pra qualquer um que peça uma previsão, mas eu sempre a achei muito sensacional com aqueles olhos de coruja. Não sei como, mas o pessoal que escolhe os atores é muito mestre, agora escolhendo Emma Thompson (o mesmo vale pra luna) que já é experiente em interpretar bruxas tendo feito o “agradável” filme “nanny mcphee, a baba encantada”. Além de tudo uma coisa que gosto é como sibilla fica inconsciente fazendo previsões, provando que ao contrario do que a maioria pensa não é uma charlatã mesmo tendo feito poucas previsões reais na vida...
Severo Snape:
sou muito fan de Alan Rickman, e por mais que as evidencias sempre mostrassem Snape como um maníaco maligno maléfico, sempre me neguei a acreditar que ele fosse um badguy na historia. Se eu fosse ser alguém na historia seria Snape, da pra ver que ele sempre quis o bem de Harry após a morte de Lilian, em ações claras podemos ver ele tentando salvar Harry da vassoura amaldiçoada no primeiro filme, seguindo Harry no terceiro filme, onde se põe pra protegê-lo do lobisomem, dentre muitas conversas entrelinhadas...
Bellatrix:
Helena Bonham Carter! Ela é um dos grandes fatores que deixam o filme sério, melhor escolha impossível para o papel, afinal, Helena é a mestra dos gritos e entrega completa ao personagem (rainha vermelha diz alguma coisa pra você?) e isso é algo que Bellatrix exige em 100%. Como fã da Sra. Burton posso ver sem cansar todas as suas cenas seguidas, seria bastante irritante com a voz estridente de Bellatrix, mas não tão irritante quanto sua ridícula morte!(pelo filme) Segundo minhas fontes pelo livro Bella seria morta pela mãe de Gina em um duelo onde um tiro partindo da varinha de Molly passaria por baixo do braço de Lestrange, atingindo-a no coração... Já no filme a morte não é nada menos que estúpida, é melhor eu não falar, mas quem viu já sabe né...
E pra terminar esse super artigo (acho que o mais longo que já fiz) vou dizer o que me arrepia em todos os filmes (sem piadas com “arrepiar”) que são as frases da Hermione (aaahhh Emma) acho que tenho pelo menos uma pra cada filme então vou listá-las como um adeus...
A pedra filosofal: “eu vou dormir antes que vocês gênios tenham mais uma idéia que possa nos matar, ou pior nos expulsar!”
A câmara secreta: “o medo de um nome, só aumenta o medo da própria coisa!”
O prisioneiro de Azkaban: “coisas horríveis aconteceram com bruxos que mexeram com o tempo!”
O cálice de fogo: “tudo vai ser diferente a partir de agora não é?”
A ordem da fênix: ”... isso quer dizer, que o ministério vai intervir em hogwarts...”, “(Hermione, você não entende) então explique...”
O enigma do príncipe: “as vezes você é muito burro!”
As relíquias da morte: “... obliviate...”
gostaria que nos comentários, voce assim como eu diga tudo o que acha de harry potter todo aquele mundo... Até mais...